Descripción
Bem-vindo à nossa casa, que queremos que seja a sua casa.Estendemos-lhe o manto da vila de Arouca em frente, para que a possa ver por completo.Aprecie o pôr-do-sol, delicie-se com os doces conventuais e com a carne arouquesa, descontraia-se nos nossos espaços de lazer, ou teste os seus limites nos desportos aventura que lhe propomos. Mas, sobretudo, sinta-se em sua casa.É essa a razão do nosso serviço. Temos várias propostas para que passe momentos inesquecíveis em Arouca.
A Quinta esta localizada na area do AroucaGeopark.- Parceria com Oásis SPAOásis-SPA é um espaço pensado em si e para si, repleto de essências que o farão sentir nas nuvens, recheado de saúde e bem-estar, onde depois de entrar nunca mais vais querer sair.Um espaço requintado, fora do comum que marca a diferença em Arouca, uma diferença cheia de beleza e relaxamento.A QUINTAA casa agrícola do século XIX, depois de recuperada, deu origem a um edifício de linhas equilibradas, onde o antigo e o moderno se conjugam de forma harmoniosa. Os espaços de outrora, deram origem aos quartos das castanhas, dos girassóis, das heras, dos miosótis e das rosas, relembrando os aromas e sabores do campo. Embora próxima do centro da Vila, a casa da Quinta do Pomarinho conserva ainda esse ambiente rural, enquadrada por uma paisagem verde, reservando para si o sossego que procura.
A CasaNuma encosta, com uma vista privilegiada sobre a vila de Arouca, a Quinta do Pomarinho propõe-lhe momentos de lazer e descanso. A casa rural do século XIX, com decoração elegante e tradicional, abre-lhe a porta para um espaço de lazer que se funde com o ambiente natural que a envolve.
PiscinaRefresque-se, no final de um dia passado a descobrir as maravilhas de Arouca. Desfrute do sossego deste espaço e do verde que o envolve. Espere pelo pôr-do-sol e sinta-se à vontade para deixar ao nosso encargo a realização dos seus desejos.Mini GolfTreine os seus «birdies» e «eagles» no nosso percurso de Mini Golfe. Não se trata de um «green», mas pode proporcionar-lhe bons momentos de diversão, depois do «tee-shot».Quadra de TénisSe optar por momentos mais intensos, exercite os «ases» ou os «amortis», ou estude as suas jogadas no nosso espaço para ténis. A partir daqui, passamos-lhe a bola.AROUCA E SUA HISTÓRIAVerdadeiro guardião de histórias, desde tempos remotos, o concelho de Arouca nasceu e foi-se desenvolvendo, como bem diz o povo, à sombra do seu Mosteiro, especialmente a partir da chegada a estas terras da Rainha Santa Mafalda, filha de D. Sancho I, neta de D. Afonso Henriques.Terra de vales férteis e profundos, cortados por vários rios e abraçados pelas serras, desde cedo fixou povo. Fertilidade e isolamento, foi o que encontraram aqui os que à religião se quiseram dedicar. Por essa razão, Arouca faz assentar boa parte da sua identidade no Mosteiro, cuja imponência ainda hoje domina a povoação em que se insere.Fruto de várias construções e reconstruções, o actual Mosteiro encontra raiz algures no século X, fundado por dois nobres de Moldes, Loderigo e Vandilo. No século XII, sob orientação de D. Toda Viegas, foram concedidos ao Mosteiro vários privilégios e doações por D. Afonso Henriques, consubstanciados nas duas Cartas de Couto, de 1132 e 1143.- Produtos RegionaisMãos hábeis e delicadas amanham o linho. Mãos calejadas moldam a pedra de granito ou de xisto. As ferramentas ajudam a trabalhar a madeira. A ourivesaria recupera os traços das peças antigas. Ao tear, as tecedeiras fazem nascer, sobretudo com o linho, colchas, mantas e tapetes. Sejam esculturas ou peças decorativas, miniaturas ou utensílios domésticos, anéis ou colares de ouro ou prata, são quase retratos de Arouca. Moldados pelas mãos de quem não quer deixar morrer a beleza de algumas tradições.
- GastronomiaÀ mesa, deixe-se levar pelo sabor tentador da carne arouquesa. Criados nas encostas da Serra da Freita, em plena liberdade e alimentando-se do que a Serra lhes dá, estes animais são também parte integrante da paisagem arouquense. Esta carne tem origem protegida e está certificada desde 1998. A vitela assada, o bife de Alvarenga, a posta arouquesa ou a costela são boas sugestões para lhe abrir o apetite. À sobremesa, deixe-se surpreender pela doçaria conventual. Legado do Mosteiro, o segredo das receitas continua a ser transmitido de geração em geração, apenas em algumas famílias. Pão-de-ló, roscas e charutos de amêndoa, bola de São Bernardo, barrigas de freira, morcelas e castanhas doces, cavacas e melindres são autênticas tentações. Experimente.
- Locais de Interesse a VisitarTorneia-se o monte e começa a descida para o vale de Arouca. A encosta e o vale igualam em beleza Sintra, e excedem-na em vastidão». Foi assim que Alexandre Herculano descreveu Arouca. Para além de uma terra de histórias e História, as montanhas de Arouca abraçam paisagens deslumbrantes, da natureza em estado puro às aldeias tradicionais, dos monumentos às casas antigas. Fotografias únicas, à espera de serem captadas pela objectiva do seu olhar.
- Percursos PedestresEncontre uma paisagem desenhada por campos agrícolas, alguns deles ainda com arados puxados por bois, aldeias tradicionais, rios límpidos e montanhas de um colorido invulgar. Arouca é tida por muitos como a capital do pedestrianismo, quer pela quantidade de percursos propostos quer pela beleza da paisagem que os envolve. Repouse à sombra de um espigueiro, ou deixe a imaginação descer pelas cascatas dos rios. Observe a vida em aldeia como antigamente, ou admire o património geológico de milhões de anos. Tudo isto está à espera de ser descoberto. Por si.